CD Havan investe R$100 milhões em sistema exclusivo de logística

A rede de lojas Havan cresce em ritmo acelerado e para seguir se desenvolvendo, a empresa investe constantemente em tecnologia e inovação. Prova disso, é a implantação do novo Sistema de Armazenamento Automatizado Autoportante, da SSI SCHAEFER, no Centro de Distribuição, em Barra Velha (SC). Único deste modelo montado no mundo, o investimento foi de R$100 milhões.

Trata-se de um sistema destinado à movimentação e armazenagem automática das cargas e produtos paletizados. Composto por 36 mil posições porta paletes, equivalentes a produtos para 900 caminhões e 8 transelevadores (robôs) de última geração, produzidos com tecnologia alemã, a ferramenta garante o abastecimento ágil e preciso das 159 megalojas Havan.

O desenvolvimento, concepção e execução do projeto levou cerca de 1 ano e envolveu profissionais de 7 nacionalidades, como Argentina, Brasil, Romênia, Eslovênia, Alemanha, Áustria e Polônia. Com 110 metros de comprimento, 30 metros de altura e 1.425 toneladas de material para a construção, foi preciso 130 contêineres para transportar todo o equipamento.

Com o novo sistema é possível separar 3 mil caixas de produtos por hora e a tecnologia aumenta significativamente a produtividade do Centro de Distribuição, diminui erros e traz agilidade para as entregas. O sistema também é o único no mundo onde o colaborador trabalha dentro do equipamento. “A tecnologia sempre fez parte do DNA da Havan e cada vez mais está presente em nosso dia a dia. É uma importante aliada para que sigamos revolucionando o varejo brasileiro. A nossa logística está sempre um passo à frente de tudo o que fazemos, para que possamos seguir investindo em nosso país, atendendo com qualidade e agilidade cada um dos nossos clientes”, afirma o dono da Havan, Luciano Hang.

Ampliação CDH 

Além do investimento em tecnologia, a Havan concluiu recentemente as obras que ampliaram em 50% a estrutura do Centro de Distribuição. O espaço passou a contar com 200 mil m² de área construída. O CDH é considerado o mais moderno e tecnológico da América Latina. Atualmente, atuam no local cerca de 1.500 colaboradores e são separadas mais de 15 mil caixas de produtos por hora para abastecer 400 carretas, que saem diariamente com destino as megalojas espalhadas pelo Brasil.

Veja imagens da inauguração aqui

Veja imagens da obra aqui