Pela segunda vez, Havan é uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil

05/2/2021

A rede de lojas de departamento Havan foi reconhecida, pela segunda vez consecutiva, como uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil do ranking Great Place to Work (GPTW). A divulgação aconteceu nesta quinta-feira, 4, via transmissão on-line, e a varejista subiu uma posição em relação ao ano passado, obtendo a 8ª colocação na categoria “Varejo Grande Porte”, num universo de 200 organizações inscritas. Com 155 megalojas presentes em 17 estados brasileiros, a Havan conta com mais de 20 mil colaboradores. Para elaboração do ranking, o GPTW, maior autoridade mundial em assuntos do mundo do trabalho, faz entrevistas com colaboradores das filiais, do Centro Administrativo e Centro de Distribuição, ainda, analisa minuciosamente as práticas de RH da empresa em prol dos colaboradores, como valorização, respeito as diferenças, oportunidade de crescimento e desenvolvimento, e muito mais.

A primeira grande conquista da Havan foi a certificação com o Selo GPTW. Depois a empresa participou do ranking estadual, cujo reconhecimento não difere os setores e apenas o porte das organizações, e a varejista segue entre as primeiras colocadas de Santa Catarina. E agora, a Havan foi coroada no ranking nacional no setor varejo, sendo a única empresa catarinense de lojas de departamentos a receber o reconhecimento.

A coordenadora de Desenvolvimento, Goreti Maestri, enfatiza que, durante a pesquisa, 35% das pessoas ouvidas pelo GPTW foram contratadas no ano de 2020. “É um claro reflexo de que melhor do que dizer, é ser reconhecido por fazer. As pessoas foram escolhidas aleatoriamente e falavam das suas percepções sobre a empresa. Ter esse resultado é motivo de muito orgulho, pois para a Havan os colaboradores são peça chave do nosso sucesso. São eles que encantam os clientes e transmitem o jeito Havan de ser.

O gerente de RH, Aurélio Paduano, diz que receber o reconhecimento, neste período tão desafiador, traz o sentimento de dever cumprido. “O ano de 2020 nos apresentou desafios que jamais imaginávamos. Desde o começo focamos em manter os colaboradores e não fazer demissões. Adotamos a MP 936 e conseguimos fechar o ano com mais pessoas nas equipes do que tínhamos no início da pandemia. Essa colocação reflete a força dos nossos pilares, que é ser uma empresa focada nos colaboradores, clientes e fornecedores. Vejo que estamos no caminho certo”.

O dono da Havan, Luciano Hang, comemora a colocação, que embora seja em relação ao ano de 2020, chega num momento muito especial para a empresa, que completa 35 anos. “Se chegamos até aqui é porque cada um desses mais de 20 mil colaboradores dá cotidianamente o seu melhor. Somos uma empresa de varejo e para dar certo é preciso que todos sejam felizes. Antes de conquistar o cliente, o nosso foco é encantar os colaboradores, fazer por eles o melhor. Esse é o nosso maior esforço: promover oportunidade e uma vida melhor para as pessoas através do trabalho. Com isso, o resultado vem, estamos muito felizes e animados para seguir como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.