Obras de restauro da Igreja do Espírito Santo avançam em Blumenau

29/9/2021

As obras de restauro da Igreja do Espírito Santo, em Blumenau (SC), estão avançando e a Paróquia Luterana recebeu na quinta-feira, 23, os doadores do projeto para apresentar como está o andamento das obras. A Havan está entre as empresas que contribuíram com o projeto e o evento também marcou o aniversário de 144 anos da igreja.

A Igreja do Espírito Santo é um dos patrimônios históricos mais antigos do Vale do Itajaí. A construção data de 1877 e o monumento foi tombado como patrimônio histórico e artístico nacional, por ser uma rara construção remanescente do período colonial no Vale do Itajaí.

Neste primeiro momento o restauro se concentrou no telhado, no órgão que foi inaugurado em 1933, na torre da igreja, estrutura do lanternim, lustre, e ainda, nos vitrais. Além disso, as obras devem contemplar as adaptações às normativas de acessibilidade e segurança, melhorias na drenagem próxima à edificação e iluminação interna e externa, bem como o acesso às tecnologias contemporâneas que propiciem as melhores condições de acolhimento para celebrações, concertos e visitação.

Ao total, as obras de restauro devem ultrapassar os R$5 milhões e elas só tem sido possível graças as doações da iniciativa privada. A Havan é uma das principais doadoras do projeto, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. “Ficamos muito felizes em contribuir com esse projeto, sabemos da importância histórica deste prédio e de como é fundamental preservar a história. Tivemos também essa preocupação quando restauramos e instalamos a loja Havan no Castelinho”, finaliza o diretor de expansão, Niton Hang.