Havan recebe Prêmio Top de Marketing e Vendas da ADVB/SC, em Florianópolis

07/12/2022

Case premiado foi uma ação institucional sobre dislexia, realizada em 2021, em parceria com Athletico Paranaense

Na noite de terça-feira, 6, a Havan recebeu o Prêmio Top de Marketing e Vendas da ADVB/SC, na categoria Varejo do Oscar do Marketing Catarinense. A cerimônia de premiação ocorreu na Alameda Casa Rosa, em Florianópolis.
Neste ano, o case premiado foi a ação “Pelos olhos da Dislexia – Havan e Athletico Paranaense juntos por uma causa”, realizada em 2021 durante um jogo do Furacão, em Curitiba (PR).
O projeto foi inspirado no dono da Havan, Luciano Hang, que possui a dislexia, um transtorno de aprendizado que afeta cerca de 15% da população brasileira e dificulta o processo de aprendizagem em diversas crianças. Hang, por exemplo, aprendeu a ler somente aos 12 anos de idade.
A coordenadora de Marketing Institucional, Ana Maria Leal da Veiga, acompanhou a premiação e destacou a importância do reconhecimento. “Ficamos felizes em levantar essa pauta tão importante e conscientizar tantas pessoas em todo o Brasil”.
Ela ressalta que a Havan sempre levantou essa bandeira e procurou levar informações às pessoas. Ao longo dos anos promoveu diversos seminários e capacitações de profissionais sobre o assunto. Mas, em 2021, por conta da pandemia, não foi possível realizar o evento no formato presencial.
“Nosso desafio foi encontrar uma maneira criativa de compartilhar informações com o maior número de pessoas possíveis. Então, unimos a força do futebol e de um dos nossos times patrocinados para chamar a atenção à causa e promovemos uma ação de marketing focada na ativação da marca junto do Athletico Paranaense”, explica Ana Maria.
A ação ocorreu na véspera do Dia Mundial da Dislexia, em 9 de outubro de 2021, durante a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, onde os jogadores do time entraram em campo com as letras dos nomes das camisas trocadas, ilustrando a forma como um disléxico faria a leitura. Pela primeira vez, a varejista também mudou o nome da Havan no patrocínio das camisas, estampando a marca como “Hafan”.
A ação aconteceu em segredo e despertou a curiosidade de quem acompanhava o jogo dentro ou fora do estádio. No intervalo da partida, por meio de um filme institucional que ilustra as dificuldades de leitura de um disléxico, a Havan revelou que o que parecia um erro era, na verdade, a forma de fazer a diferença e chamar atenção para o assunto.
A campanha repercutiu junto da torcida dentro e fora de campo, tomou força nas redes sociais e também ganhou espaço na mídia nacional.
O dono da Havan comemora o resultado da premiação e enfatiza que é sempre um grande orgulho estar entre os vencedores do Top de Marketing e Vendas da ADVB/SC. “É uma alegria enorme saber que fomos reconhecidos por essa ação que levou informações sobre a dislexia a milhões de pessoas em todo o Brasil. Nosso objetivo é falar sempre mais sobre o assunto para alertar a população. Eu fui descobrir que sou disléxico quando adulto por desconhecer o transtorno”, comenta.

CONFIRA COMO FOI A AÇÃO NO ESTÁDIO: https://havan.me/nf3aL