Havan realiza programa inédito de treinamento com fornecedores e vendedores

A experiência de compra é um dos maiores diferenciais competitivos na atualidade. Mais que produtos, os clientes procuram por soluções que atendam suas necessidades. A Havan, em busca de oferecer um atendimento cada vez melhor e assertivo para os clientes, realizou a primeira edição do “Momento Fornecedor”, cujo objetivo é oportunizar treinamentos aos vendedores diretamente com os fornecedores. A primeira edição do programa aconteceu em parceria com a Philco.

O coordenador comercial da Havan, Alan Castro, detalha que o foco da iniciativa é uma garantir uma troca de conhecimento fluída entre os vendedores e os fornecedores. Sem interferências de terceiros, visando o compartilhamento de conhecimento entre as duas pontas fundamentais da jornada de venda. “As equipes que atuam na ponta conhecem melhor que ninguém as necessidades de quem busca por determinado produto. Já os fornecedores, são aqueles que têm todas as informações para municiar as equipes de vendas. São eles que pensam os produtos, suas aplicabilidades, etc. Quanto mais próximos esses dois atores estiverem, melhor será o resultado da experiência de compra do cliente”, detalha.

O “Momento Fornecedor” aconteceu no Centro Administrativo da Havan, em Brusque (SC) com transmissão ao vivo para todas as 166 megalojas e suas equipes de vendas. Ao todo, o evento reuniu mais de 1.600 vendedores e 164 líderes. Além de ouvir sobre detalhes dos produtos, as equipes puderam fazer questionamentos e compartilharem suas experiências das áreas de venda.

Quem conversou com os vendedores Havan, foi Analista de Treinamentos da Philco, Diogenes Malgueiro. Ao longo de uma hora, ele repassou informações sobre a linha de ferramentas elétricas da marca, sanou dúvidas dos vendedores e preparou-os para atender os clientes com ainda mais excelência. “É a primeira vez que participamos deste tipo de iniciativa por parte de uma empresa de varejo. Normalmente, acontece com as lojas especializadas. Mas tenho certeza que ganho no desempenho dos vendedores será grandioso. Os vendedores são elo fundamental na decisão de compra do cliente e quanto mais preparados, melhor serão os resultados”, afirma.

Além de capacitar, “O Momento Fornecedor” também é uma excelente oportunidade de mensurar a receptividade dos clientes sobre determinados produtos. “É um importante momento de feedback para as marcas sobre o desempenho dos produtos na área de venda. Alguns insights só acontecem a partir da avaliação do cliente. Isso faz toda a diferença”, observa Castro.

O dono da Havan, Luciano Hang, também participou do “Momento Fornecedor” e salientou a importância da informação detalhada para que a venda aconteça com sucesso. “Mais que garantir que os clientes comprem determinado produto, temos a missão que fazer ele tenha segurança sobre a decisão que tomou. Queremos que ele esteja confiante que de aquele produto é ideal para a sua necessidade. Precisamos oferecer soluções. Essa relação com o cliente precisa ser verdadeira, para ser duradoura”.

A avaliação das equipes Havan sobre o programa foi tão positiva, que no próximo dia 17 de novembro, acontecerá o “2º Momento Fornecedor”, desta vez em parceira com a Motorola.