Havan patrocina primeira Maratona da história Brusque neste domingo, 29

25/8/2021

Neste domingo, 29 de agosto, acontece a 1ª Fibra Fisio Marathon, em Brusque. A prova entra para a história das corridas de rua na cidade, pois será a primeira a contar com a modalidade de maratona (42km), além dos percursos de meia maratona 21km, 10km e 5km.  Além disso, é a primeira corrida de rua a acontecer no país após o período da pandemia. Idealizada pela Fibra Fisio – maior Centro de Fisioterapia e Reabilitação Esportiva do Brasil e patrocinada pela Havan, a prova está sendo organizada em parceria com o Centro de Performance e Saúde – Grupo do Bay, contando ainda com apoio da Unimed Brusque.

Entre os confirmados, está Vanderlei Cordeiro de Lima, ex-maratonista brasileiro, bicampeão dos Jogos Pan-americanos, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e o único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional.

Além disso, Sérgio Rocha, que é corredor, youtuber, podcaster, jornalista e autor do livro “100 coisas que todo corredor deveria saber” também estará na prova. E, ainda, o corredor Gustavo Maia, também jornalista, filmmaker, escritor e apresentador do Programa Fôlego, que tem na bagagem 87 maratonas em mais de 40 países. “Estamos muito contentes com toda repercussão e apoio que a 1ª Fibra Fisio Marathon está recebendo. Esgotamos todas as vagas já nas primeiras semanas de inscrições e estamos muito satisfeitos. Teremos atletas de oito estados do Brasil correndo aqui em Brusque e queremos que eles sejam bem recebidos, acolhidos e curtam muito a nossa prova”, enfatiza o educador físico Felipe Ristow, do Grupo do Bay.

A prova

A cerimônia de abertura da 1ª Fibra Fisio Marathon será às 6h e a partir daí as largadas vão acontecer gradativamente. A prova irá passar pelas duas avenidas Beira Rio de Brusque, além de cruzar o Parque das Esculturas. Algumas ruas do entorno sofrerão alteração no trânsito.

Segundo os sócios da Fibra Fisio, Daiane Paza e Leonardo Hang, a realização da prova é uma ideia antiga, pensada antes da inauguração do Centro de Fisioterapia. “Eu sempre tive vontade de fazer uma prova de corrida junto com a inauguração da clínica, mas devido a pandemia, não tivemos essa oportunidade. Já no final do ano passado começamos as conversas com o Grupo do Bay, convidando-o para montar esta prova conosco e deu muito certo a parceria. A ideia é tornar o evento maior a cada ano”, enfatiza Daiane.

O educador físico Felipe Ristow, do Grupo do Bay, conta que o projeto foi organizado seguindo diversos protocolos de segurança, com aval da Prefeitura de Brusque, Secretaria de Estado de Saúde e Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). “Queremos fazer uma prova diferenciada, focando na experiência do corredor. Vamos colocar bandas e DJs ao longo do percurso, teremos um cerimonial de largada muito bacana e outras surpresas, sempre pensando em cada atleta. Como será uma prova pequena em número de participantes, vamos tentar deixar ela o mais pessoal possível, para que cada atleta tenha uma experiência muito alegre e desafiadora”, comenta.

A prova teve inscrições limitadas ao número de 300 participantes. Isso ocorre diante do grau de classificação de risco da região onde Brusque está inserida. Cada atleta receberá um kit da prova e medalha de participação. “Será um evento bem controlado e seguro, colocamos uma prova com várias distâncias para possibilitar a todos que correm, a oportunidade de participar. A corrida vai ser um presente nosso para a cidade de Brusque, para as pessoas que queiram participar. Enquanto clínica referência em reabilitação esportiva e fisioterapia é uma forma de promovermos a saúde física e mental e o bem-estar social”, enfatiza Daiane Paza.

Serviço

1ª Fibra Fisio Marathon

Dia 29/08 – Brusque/SC

Horário de abertura: 6h

Provas de 42k, 21k, 10k e 5k