Havan lança rede social destinada aos colaboradores

30/6/2021

Se tem algo que o brasileiro gosta é de estar conectado e, principalmente, usar as redes sociais. De acordo com o relatório “Digital 2021”, cerca de 70% da população utiliza alguma rede social no seu dia a dia. Além disso, somos um dos países que mais passa tempo on-line, a média diária é de 3 horas. Essas informações refletem as profundas mudanças no modo como nos comunicamos, inclusive na comunicação coorporativa. Buscando aliar tudo isso, a Havan lançou neste mês de junho, o “Encantar”, rede social coorporativa destinada a comunicação interativa com os mais de 20 mil colaboradores. A novidade fez parte das ações que marcaram os 35 anos da Havan, celebrado no dia 26 e foi apresentada aos colaboradores em uma live especial.

A coordenadora de Marketing Institucional da Havan, Ana Maria Leal da Veiga, detalha que o objetivo da nova plataforma é garantir uma comunicação assertiva entre toda a equipe Havan. Atualmente, a varejista conta com 160 megalojas em 19 estados brasileiros, o que torna ainda mais desafiador levar a informação de maneira homogênia para toda a rede. “Nós contávamos com um formato de comunicação passiva. Então, fomos buscar uma ferramenta que possibilitasse ter um processo interativo e ágil com todas as equipes. Mais que passar a mensagem, queremos saber como ela chega aos colaboradores e como eles a receberam”, explica.

Os colaboradores têm acesso ao “Encantar” por meio de um aplicativo disponível tanto para smartphones, como computadores. Na plataforma, os usuários vão acessar a intranet, compartilhar o dia a dia de trabalho, interagir com as publicações dos colegas e, principalmente, farão parte de um ambiente profissional democrático e colaborativo. “Queremos que seja uma plataforma de troca e de valorização do colaborador. A Havan está passando por um grande momento de transformação digital. A implantação da rede social coorporativa é uma iniciativa muito importante, pois demonstra que esse processe está acontecendo de dentro para fora”, enfatiza o head de Transformação Digital da Havan, Matheus Hang.

A solução foi desenvolvida pela Dialog, uma startup de comunicação interna e de RH, que conta com cerca de 250 mil colaboradores na sua base de usuários, atendendo mais de 50 empresas diferentes, todas de grande porte e muitas do segmento de varejo. “É motivador contribuir com os pilares de transformação digital e engajamento dos colaboradores de uma varejista do tamanho da Havan. Acreditamos que nosso aplicativo contribuirá para aumentar o envolvimento dos times com a empresa e, consequentemente, a performance do negócio”, destaca o CEO da startup, André Franco.

Ana Maria salienta que já na fase de testes e os colaboradores responderam com muito entusiasmo ao “Encantar”. Desde o primeiro momento, o engajamento das equipes e a interação na plataforma mostrou que a iniciativa fará um grande sucesso. “Estamos bastante entusiasmados e acreditamos que será um grande avanço em prol do colaborador. Somos uma organização com uma cultura muito forte e quisemos dar esse presente de aniversário para aqueles que refletem todos os dias o jeito Havan de encantar os clientes. Nossos colaboradores são peça chave do nosso sucesso”, conclui.