Havan ganha prêmio internacional com tecnologia RFID

11/10/2021

A Havan foi a grande vencedora do 15º RFID Journal Awards, premiação internacional realizada durante o RFID Journal LIVE! 2021, no fim de setembro, em Phoenix, nos Estados Unidos. A varejista catarinense foi reconhecida como o melhor case de implementação do projeto de identificação por radiofrequência (RFID) no varejo.

O Gerente de Desenvolvimento de Sistemas do Havan Labs, Alexsandro Elói Venâncio, destaca que o prêmio é uma grande conquista, pois o RFID Journal é a maior empresa global de mídia sobre RFID e outras tecnologias de Internet das Coisas (IoT). “Receber este prêmio é muito gratificante, é um reconhecimento por todo trabalho realizado pelo time da Havan e fornecedores, que em unanimidade aderiram ao projeto dispenderam todo esforço necessário para o sucesso do projeto. Vem também reforçar o quanto os brasileiros podem ser referências em diversas frentes”, afirma.

O dono da Havan, Luciano Hang, enfatiza que este reconhecimento é de todo o time do Labs, dos colaboradores das lojas e dos fornecedores, que desde o início abraçaram o projeto. “O Labs, as lojas, os fornecedores e os parceiros aderiram com muita energia esse projeto. O RFID só dá certo, se o processo iniciar na ponta, quando os fornecedores já preparam os produtos que vem para nós. Agora estamos colhendo os frutos desse esforço coletivo e estamos muito felizes. Esse prêmio é da família Havan, fornecedores, que sempre estão pensando no melhor para o cliente”, frisa.

O projeto  

A tecnologia RFID foi desenvolvida internamente no Havan Labs e implementada em tempo recorde, apenas dois anos, em todas as 164 megalojas, Centro de Distribuição e 500 fornecedores. “Normalmente, um projeto desse porte, leva em torno de 10 anos para ser implantado 100%”, detalha Venâncio.

Entre os benefícios do RFID, estão a velocidade e a exatidão nas leituras dos códigos de barra implantados nos produtos. A tecnologia oferece praticamente 100% de precisão nas contagens e oportuniza que inventários que levavam dias para ser feitos, sejam realizados em poucas horas. “Sem o RFID, levávamos cerca de 750 horas para fazer um inventário em uma loja. No setor de moda, por exemplo, precisávamos de 15 pessoas durante cinco noites para contar todos os itens. Hoje, o trabalho é feito por uma única pessoa, em poucas horas, com rapidez e total segurança dos dados. Há ganhos em controle das informações, no bem-estar dos colaboradores e até mesmo para os clientes, que são atendidos com ainda mais rapidez em suas demandas”, frisa.

Os ganhos do RFID também se aplicam para o controle do estoque e distribuição de produtos na área de venda. Sendo possível garantir a distribuição para as lojas de modo eficiente, diminuindo o estoque e gerando resultado em econômica para a empresa. “Com o RFID sabemos exatamente se determinado produto está na área de venda ou no estoque. Esse controle é fundamental para uma boa gestão logística” afirma.

A relevância da tecnologia RFID é tão grande, que empresas parceiras e fornecedores da Havan tem a aplicado também seus negócios. “Existe toda uma cadeia que vem sendo beneficiada. Os fornecedores ao saberem dos benefícios, também estão levando o RFID para os seus negócios. É muito interessante ver que algo que nasceu na Havan está contribuindo para ganho em competitividade para várias empresas. Com certeza, isso nos enche de orgulho”, conclui.