30/3/2021
A Havan acredita que empresas e poder público devem se unir para a construção de um país melhor para a população. Por isso, um dos eixos das ações de responsabilidade social da varejista é o apoio e patrocínio de iniciativas voltadas à área da saúde. Em 2020, a empresa destinou mais de R$5 milhões para hospitais e entidades que atuam no segmento. Entre os contemplados, estão o Hospital de Azambuja, de Brusque (SC), Hospital de Base de São José de Rio Preto (SP), Hospital Materno Infantil, de Apucarana (PR), e Santa Casa de Pelotas (RS).
São José de Rio Preto
O Hospital de Base, na cidade de São José de Rio Preto, segundo maior hospital universitário do país, recebeu ajuda para o projeto “Adote um Leito Idoso”. Com o auxílio, o Hospital está buscando aumentar a sua capacidade de atendimento para 360 internações de idosos na Unidade de Cuidados Paliativos e 1.008 internações de idosos na Unidade Geriátrica.
Outro projeto do mesmo hospital, referência em neonatologia no interior de São Paulo, que foi contemplado pela Havan foi o “Adote um Leito UTI Neonatal”. Por ano, nascem 4,4 mil bebês na unidade de saúde, os quais cerca de 25% são prematuros. De acordo com o responsável pelas Relações Institucionais do Hospital, Sérgio Brogna, a Havan está colaborando para manter o custeio de exames, medicamentos e de profissionais especializados. “A ajuda da Havan e de outras empresas é fundamental para manter nossos projetos e até ampliá-los.”
Apucarana
O responsável pelos Projetos e Captação de Recursos do Hospital Materno Infantil, de Apucarana (PR), Paulo Zaias, conta que a ajuda da Havan tem por objetivo auxiliar na humanização e o aprimoramento na qualidade do atendimento pediátrico e obstétrico. O hospital atende, além de Apucarana, mais 17 municípios da região do Vale do Ivaí. Realiza mais de 29 mil atendimentos anuais. “Nossos projetos são sempre no sentido de melhorar o diagnóstico, o monitoramento e o atendimento clínico, além da aquisição de equipamentos e mobiliários que proporcionem melhorais na prestação de serviços”, garante Zaias.
Pelotas
A Santa Casa de Misericórdia de Pelotas (RS) atende uma população de cerca de 1 milhão de pessoas da região sul do país. A maior parte dos atendimentos é pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto que a Havan contemplou visa o atendimento humanizado às crianças recém-nascidas. Com os recursos foi possível realizar a compra de equipamentos e materiais com o objetivo de substituir os depreciados e realizar reformas nas áreas físicas do berçário, da maternidade e da pediatria. “É muito importante a ajuda da Havan, pois, assim poderemos prestar um atendimento com mais qualificação para nossas crianças”, afirma a assessora de projetos, Mauren Wenzke.
Brusque
A Havan está sempre auxiliando hospitais e projetos que sejam voltados à saúde e bem-estar da população. No ano passado, ajudou o Hospital de Nova Trento com a doação de lençóis e edredons. Também intermediou a doação de 10 mil máscaras modelo KN95 e 2 mil óculos de proteção para os hospitais e profissionais. Os EPIS foram destinados ao Hospital Azambuja, Hospital dos Imigrantes e Hospital Dom Joaquim. E ainda, doadas para os profissionais da rede pública de saúde da cidade.
A empresa também custeou o deslocamento de 12 enfermeiros, vindos de Fortaleza (CE), para atuar no Hospital de Azambuja diretamente no combate à Covid-19. Além disso, a Havan, juntamente com outros empresários, doou mais de R$ 6 milhões à unidade, recursos que foram utilizados na ampliação da UTI adulta, instalação de uma UTI neonatal, nova recepção, melhoria no pronto-socorro e na construção de um centro de hemodinâmica.