Havan convida jovem premiada pela Nasa para bate-papo com colaboradores

25/3/2022

Com apenas 20 anos e um currículo que inclui premiações pela Nasa e medalhas em olimpíadas do conhecimento, Katarine Emanuela Klitzke, visitou o Centro Administrativo da Havan, em Brusque (SC) e participou de um bate-papo com os colaboradores da varejista nesta semana. Natural de Timbó (SC), ela faz faculdade no Instituto de Tecnologia da Georgia (EUA) onde cursa Engenharia da Computação, Astrofísica e Inteligência Artificial. Foi considerada neste ano, uma das jovens mais promissoras do país segundo a lista “Under 30”, da revista Forbes.

Entre os projetos de Katerine, está o desenvolvimento para a Nasa de um projeto que vai ajudar a agência espacial americana a levar a primeira mulher para a Lua, em 2025, além de sondas e robôs para Lua e Marte, em 2038. Além disso, na faculdade ela está criando o “AdaptLens”, lentes oculares que se adaptam ao grau do usuário, que devem chegar ao mercado em 2 anos.

Mas afinal, o que levou Katarine a sair de Timbó e conquistar tantos feitos? Foi sobre isso que Katarine conversou com os colaboradores da Havan. Por meio da sua história, ela busca despertar o interesse sobre inovação, tecnologia, ciência e principalmente, a busca pelos sonhos. Desde menina, ela tinha paixão por cálculos matemáticos e resolução de problemas. Na escola, conheceu as competições e participou de olimpíadas científicas em matemática, física, química, astronomia, biologia e robótica. Os bons resultados abriram portas no Brasil e no mundo, mas foi preciso muita dedicação.

Inovar é resolver problemas
Porém, mesmo tendo conquistando tanto reconhecimento por mérito da sua dedicação aos estudos, um dos pontos de reflexão de Katarine durante o bate-papo com a equipe Havan, foi sobre importância do trabalho coletivo visando à inovação. Para ela, inovar é resolver problemas. Como a maioria dos presentes eram colaboradores do Havan Labs, a mensagem de Katarine foi focada no uso da tecnologia para melhor experiência dos clientes Havan. “Eu sempre sonhei em ir para a Nasa, falava isso desde muito pequena. Mas além de sonhar, foi preciso ter tenha atitude fazer o que era preciso para tornar isso realidade. Hoje, o meu propósito é resolver problemas por meio da inovação. Tenho toda certeza, que será a inovação que vai garantir um futuro melhor para todos nós e acredito que esse pensamento pode ser compartilhado em diversos segmentos, inclusive da Havan”, disse a jovem.

Conforme o gerente do Havan Labs, Valter Soares, esses momentos de interação são muito importantes para que as equipes tenham novas ideias e perspectivas. “Nossas equipes têm a missão de criar soluções para toda a rede. É muito bacana ter alguém como a Katarine trazendo a mesma mensagem que norteia o nosso dia a dia. Ficamos muito felizes em recebê-la”.

Depois do bate-papo, a jovem conheceu alguns projetos desenvolvidos pelo Havan Labs, visitou a loja matriz e fez fotos com as equipes e principalmente, deixou uma mensagem de motivação para todos. Ficou a certeza que Katarine ainda irá brilhar muito no mundo na ciência e tecnologia e deixará importantes contribuições para a sociedade.