Castelo Havan passa por revitalização, em Blumenau (SC)

O Castelo Havan, um dos pontos turísticos mais fotografados de Santa Catarina, que está localizado no coração de Blumenau (SC), na rua XV de novembro, passou por uma revitalização recentemente. Foram quase cinco meses de obras e mais de R$500 mil reais investidos no projeto, que utilizou exclusivamente materiais que preservassem as características originais da edificação.

A engenheira responsável pelo projeto, Maria Eduarda Bankhardt, detalha que para realizar as melhorias foram necessárias autorizações da Fundação Catarinense de Cultura e Patrimônio Cultural de Blumenau. “Devido o patrimônio ser tombado (os dois casarões anexos ao Castelo) precisamos manter as caraterísticas e utilizar os mesmos materiais utilizados na construção original, como tipo de argamassa de reboco, tipo de tinta, modelo de calha, para não descaracterizar a edificação. Todo o projeto foi focado em restaurar e não em reformar o prédio”, explica.

Maria Eduarda acrescenta que devido à localização do Castelo, diversos serviços como lavação, montagem e desmontagem de andaime precisaram ser feitos no período noturno. “O recebimento de materiais, por exemplo, precisa de licença junto a guarda de trânsito para trafegar na Avenida Beira Rio e na Rua XV, entre outros detalhes”, frisa.

Entre as melhorias que foram realizadas, esteve a troca de calhas e vedação de rufos, substituição de telhas quebradas, correção de reboco, substituição de janelas, pintura da fachada e do relógio e troca de cerâmica. Foram necessários cerca de 10 profissionais de diferentes áreas para manter a edificação com suas características preservadas. “Foi um grande prazer tocarmos essa obra. Desde 2008, contamos com uma Havan no espaço e tomamos sempre todos os cuidados com a edificação. Sabemos da importância do Castelo e que ele é um ponto turístico de Blumenau e Santa”, enfatiza o diretor de expansão da Havan, Nilton Hang.

 

Veja o vídeo da revitalização: clicando aqui