Glossário
Biometria Facial
Sistema de reconhecimento facial cuja base técnica é de que cada pessoa tem um padrão único facial em que, através de um sistema de análise se pode identificar tal indivíduo. Na Havan, a biometria facial é utilizada para que o cliente possa realizar compras sem estar com o cartão Havan ou mesmo fazer a retirada de pedidos do Retira Fácil.
Cartão Havan
Cartão private label válido em todas as megalojas Havan. Conta com benefícios como parcelamento em 10x sem entrada, sem juros, sem taxa de adesão e anuidade. Com o Cartão Havan você pode participar de promoções especiais válidas somente para clientes Cartão Havan, como o pula-pula que oferece 60 dias para pagamento da primeira parcela; esses e outros vários benefícios podem ser conferidos aqui.
Centro de Distribuições Havan (CDH)
O Centro de Distribuições Havan é local onde são armazenados os produtos que são distribuídos para as megalojas. O CDH é localizado em Barra Velha, Santa Catarina, as margens da BR-101.
ESG – Environmental, social and governance
ESG é a sigla em inglês para environmental, social and governance (em português, ambiental, social e governança). É geralmente utilizada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa e mostra o quanto essa está comprometida em ter uma operação mais sustentável em razão dos três pilares.
GPTW – Great Place to Work
O Great Place to Work é uma consultoria global que emite certificação GPTW para empresas que têm a cultura de obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação com o intuito de apoiar e incentivar essas organizações. Confira aqui.
NPS – Net Promoter Score
O Net Promoter Score é uma metodologia de satisfação de clientes desenvolvida para avaliar o grau de fidelidade dos clientes de qualquer perfil de empresa. Ao responder à pergunta: “Você nos recomendaria a um amigo? ” Os clientes são classificados como promotores (notas de 9 a 10), neutros (notas de 7 a 8) ou detratores (notas de 0 a 6). O NPS é obtido através da subtração da porcentagem de promotores pela porcentagem de detratores, excluindo os neutros. Supondo que tivéssemos 6 promotores, 3 neutros e 1 detrator o cálculo seria de 60% – 10% (referente aos promotores e detratores, respectivamente), obtendo um NPS de 50 pontos.
Omnichannel
Consiste em uma estratégia que utiliza diferentes canais para oferecer a mesma experiência de compra independentemente do meio utilizado.
Pick up Store (Retira fácil)
Modalidade na qual o cliente compra o produto em havan.com e pode retirar em qualquer megaloja da rede. Confira aqui!
Radio Frequency Identification (RFID)
Sistema de identificação automática por sinais de rádio que obtém dados remotamente através dos dispositivos RFID.
Ship from Store (Compre Fácil)
Modalidade onde o cliente realiza a compra através do site e o produto é despachado pela loja mais próxima do endereço do cliente. Para efetuar a compra o processo é o mesmo, porém a logística de entrega é feita de maneira estratégica, ou seja, a mercadoria sai da megaloja mais próxima do endereço de entrega, reduzindo os prazos de entrega e o valor do frete.
Stock Keeping Unit (SKU)
É um código criado para identificar cada produto que tem em estoque, separando os produtos de acordo com as características e quantidades. Por exemplo, imagine uma caneta azul de tubo transparente como 1 SKU, todas as demais canetas que são iguais a ela ainda representam 1 SKU. A partir do momento que se tem uma caneta vermelha, mas de tubo transparente, tem-se 2 SKU’s, e assim por diante. A quantidade de SKU’s aumenta de acordo com variedade de produtos.
Ticket Médio
É a média do valor gasto em cada compra por cliente.
Zap Havan
Modalidade onde as vendas são feitas através do aplicativo de celular WhatsApp, possibilitando a compra de clientes localizados em todo o território nacional, sendo que os vendedores das megalojas possuem acesso à prateleira infinita contendo todo o portfólio de produtos.
FAQ
Como loja de departamentos com mais de 150 megalojas espalhadas por todo o país com média de aproximadamente 4.700 m² de área de vendas, a missão da Havan é encantar pessoas através da experiência de compra, onde se encontra tudo em um só lugar, com um vasto mix de produtos de mais de 320 mil SKU’s, estacionamento gratuito, lojas espaçosas e organizadas, com praça de alimentação e, algumas, até cinema. Ainda como diferencial, temos as marcas próprias da Havan e, também, a Havan fornece crédito ao consumidor através dos Cartão Havan, parcelando suas compras em até 10x sem juros. A Havan conta com um modelo único de logística, centralizando o seu CD em Barra Velha com aproximadamente 180 mil m² de área construída dispondo de tecnologia de ponta para otimizar os processos de logística. Como vendemos um grande volume por loja, conseguimos expedir direto do nosso CD cargas com o caminhão totalmente carregado direto para a filial, com uma frequência de ao menos um caminhão por semana (em lojas com menor volume de vendas). Nossas lojas acabam sendo mini centros de distribuição, o que nos permite, de maneira muito eficiente, o ship from store.
Somos auditados pela ERNST & YOUNG Auditores Independentes S.S. há 10 anos.
Também conhecido como “Retira Fácil”, faz com que o cliente requisite o(s) produto(s) via internet e opte pela retirada em alguma de nossas lojas físicas. Vale ressaltar que todas as nossas lojas já estão com essa facilidade implementada, inclusive as lojas inauguradas já nascem com ela.
Dentre os benefícios do Pick up Store está a utilização do estoque da empresa em favor da conversão mais rápida das vendas, otimizando o tempo de entrega, a rotatividade do estoque, melhor eficiência dos recursos. Tudo isso é possível e aplicável devido ao tamanho das nossas lojas, com área média de mais de 4.700m² de área de vendas, além de um depósito com média de 1.000 m² por loja, assim já possuímos mais de 150 minis CDs espalhados por todo Brasil.
Além de todas as megalojas já contarem com a retirada do produto com biometria facial, deixando a retirada mais rápida e com menos atrito ao nosso cliente.