Fitch Publica Rating ‘AAA(bra)’ da Havan; Perspectiva Estável

27/9/2024

Fitch Ratings – Rio de Janeiro – 26 Sep 2024: A Fitch Ratings publicou, hoje, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’, com Perspectiva Estável, da Havan S.A. (Havan).

O rating da Havan reflete seu robusto desempenho no comércio varejista, com contínuo fortalecimento de sua base de negócios, forte geração operacional de caixa e destacada rentabilidade em relação a seus pares na indústria. A empresa possui uma marca reconhecida e um sortimento diversificado de produtos, atuando em regiões nas quais apresenta claras vantagens competitivas, que limitam a concorrência.

A Fitch espera que a Havan continue a apresentar fluxos de caixa livres (FCFs) positivos nos próximos anos, apesar da expectativa de manutenção de seu plano de expansão. A companhia possui um histórico de perfil financeiro conservador e disciplina na condução das atividades ao longo de diversos ciclos econômicos.

A análise se baseou nos demonstrativos combinados do Grupo Havan, que incluem as atividades imobiliárias, investimentos no exterior, participação em empresas de geração de energia (PCHs) e operações financeiras, complementares à atividade de varejo.

PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO RATING

Robusto Perfil de Negócios: Os negócios da Havan têm se mostrado mais resilientes do que a média do setor de varejo discricionário, com desempenho operacional e rentabilidade satisfatórios, testados em diferentes cenários macroeconômicos. A companhia atua com um perfil de negócios diferenciado, cuja presença ocorre predominantemente em regiões distantes dos grandes centros urbanos do país – o que reduz a ameaça de competição com varejistas de maior porte e proporciona maior proteção da demanda.

Fortalecimento das Margens: A Havan deve voltar a crescer em ritmo moderado, com abertura de quatro a seis unidades por ano, após a redução nas vendas e dos investimentos ao longo de 2023. A Fitch estima crescimento de vendas no conceito ‘mesmas lojas’ (SSS – same store sales) de 23,5% em 2024, suportado pela retomada de volumes, e uma média de 8,0% ao ano a partir de 2025, com evolução dos preços médios ligeiramente abaixo da inflação. As mudanças no mix de vendas, as menores atividades promocionais e a estrutura enxuta de despesas fixas devem suportar as margens de EBITDAR da companhia entre 16% e 17%, frente à média de 14,8% dos últimos quatro anos, acima da média de seus pares no setor.

FCF Positivo: O cenário-base do rating da Havan projeta um aumento do EBITDAR para BRL2,0 bilhões em 2024 e BRL2,2 bilhões em 2025, frente a BRL1,4 bilhão em 2023, suportado pela retomada do crescimento da receita e por sua destacada rentabilidade. O fluxo de caixa das operações (CFFO) deverá acompanhar esta trajetória, apesar das relevantes necessidades de capital de giro, com média de BRL2,1 bilhões no biênio. Por sua vez, o FCF da Havan deverá ser positivo no horizonte do rating, sendo de BRL1,3 bilhão em 2024 e de BRL1,0 bilhão em 2025, após investimentos de cerca de BRL300 milhões e BRL450 milhões, respectivamente, e dividendos correspondentes a aproximadamente 50% do lucro líquido.

Posição de Caixa Líquido: A Havan possui histórico de reduzida alavancagem financeira ajustada, reportando, ao longo dos últimos quatro anos, uma relação dívida líquida ajustada/EBITDAR inferior a 0,5 vez. O cenário-base do rating indica que a companhia continuará com posição de caixa líquido em seu negócio varejista, que considera a desconsolidação das dívidas para financiamento de seu negócio de cartão de crédito, conforme metodologia da agência. No período de 12 meses encerrado em 30 de junho de 2024, a Havan registrou dívida total ajustada/EBITDAR de 1,5 vez.

SENSIBILIDADE DOS RATINGS

Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a Uma Ação de Rating Negativa/Rebaixamento:

— Perdas significativas de fatia de mercado em sua região de abrangência;

— Margens de EBITDAR abaixo de 12%, em bases recorrentes;

— Dívida líquida ajustada/EBITDAR acima de 3,0 vezes, em bases recorrentes;

— Substancial enfraquecimento no acesso ao crédito.

Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a Uma Ação de Rating Positiva/Elevação:

— Não se aplica, uma vez que a classificação já se encontra no topo da escala de Rating Nacional da Fitch.

PRINCIPAIS PREMISSAS

As principais premissas da Fitch para o cenário-base da Havan incluem:

— Abertura de cinco lojas em 2024 e seis ao ano a partir de 2025;

— SSS crescendo 24% em 2024; 11% em 2025; e 9% em 2026;

— Margem bruta próxima a 40%;

— Investimentos de BRL295 milhões em 2024 e de aproximadamente BRL450 milhões anuais a partir de 2025;

— Dividendos equivalentes a 50% do lucro líquido.

RESUMO DA ANÁLISE

O rating da Havan se posiciona em linha com a classificação da Raia Drogasil S.A. (RD, ‘AAA(bra)’, Estável), que opera com posição competitiva de liderança no relativamente mais resiliente mercado de varejo farmacêutico, com escala significativamente superior à da Havan. Por outro lado, a Havan apresenta margens operacionais superiores às da RD e um perfil financeiro mais robusto em termos de geração de FCF, alavancagem e liquidez.

A classificação da Havan está um grau acima da Smartfit Escola de Dança e Ginástica S.A. (Smartfit, ‘AA+(bra)’, Estável), que tem um perfil de liderança na indústria fitness de baixo custo. O perfil de negócios da Smartfit é superior ao da Havan, com maior diversificação geográfica e menor volatilidade da demanda, o que lhe permite operar com margens superiores a 40%. No entanto, o fluxo de caixa da Smartfit é pressionado pelos elevados níveis de investimentos, assim como sua alavancagem, que se posiciona mais próxima a 3,0 vezes em comparação com a posição de caixa líquido da Havan.

Resumo dos Ajustes das Demonstrações Financeiras

— As despesas com arrendamentos foram ajustadas de volta ao resultado operacional (redutor do EBITDAR);

— Receitas/despesas não recorrentes foram ajustadas ao EBITDAR;

— Imóveis a pagar foram adicionados à dívida;

— A Fitch desconsolidou parte da dívida da operação de financiamento ao consumidor, conforme metodologia própria.

LIQUIDEZ E ESTRUTURA DA DÍVIDA

Liquidez Robusta: A manutenção de forte perfil de liquidez, com robusta posição de caixa e aplicações financeiras e cronograma de amortização da dívida bem-escalonado, é um importante fator de suporte à classificação da Havan. O rating contempla a expectativa de que a empresa se beneficiará de FCFs positivos e acesso a fontes de financiamento, caso necessário.

Em 30 de junho de 2024, o caixa e as aplicações financeiras da Havan eram de BRL3,5 bilhões e a dívida total ajustada, de BRL2,7 bilhões, que incluía BRL1,0 bilhão em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), BRL1,1 bilhão de obrigações com arrendamento mercantil e BRL359 milhões de garantias a dívidas fora do balanço. A Fitch retira BRL2,0 bilhões da dívida da Havan, por entender que esta é atribuída ao negócio financeiro de cartão de crédito próprio, destinada ao financiamento de compras dos clientes. O grupo Havan, que contempla as diversas atividades das empresas do mesmo acionista, detém, ainda, BRL3,2 bilhões em aplicações no exterior, das quais metade foi classificada como caixa restrito.

PERFIL DO EMISSOR

A Havan é uma rede varejista de produtos diversificados, incluindo cama, mesa e banho, eletroportáteis, eletrônicos, brinquedos, vestuário, bazar e decoração, tendo como único acionista o executivo Luciano Hang. Em 30 de junho de 2024, a rede possuía 173 lojas, sendo mais da metade localizada na região Sul do país.

INFORMAÇÕES REGULATÓRIAS:

A presente publicação é um relatório de classificação de risco de crédito, para fins de atendimento ao artigo 16 da Resolução CVM nº 9/20.

As informações utilizadas nesta análise são provenientes da Havan S.A.

A Fitch adota todas as medidas necessárias para que as informações utilizadas na classificação de risco de crédito sejam suficientes e provenientes de fontes confiáveis, incluindo, quando apropriado, fontes de terceiros. No entanto, a Fitch não realiza serviços de auditoria e não pode realizar, em todos os casos, verificação ou confirmação independente das informações recebidas.

Histórico dos Ratings:

Data na qual a classificação em escala nacional foi emitida pela primeira vez: 27 de setembro de 2024.

A classificação de risco foi comunicada à entidade avaliada ou a partes a ela relacionadas, e o rating atribuído não foi alterado em virtude desta comunicação.

Os ratings atribuídos pela Fitch são revisados, pelo menos, anualmente.

A Fitch publica a lista de conflitos de interesse reais e potenciais no Anexo X do Formulário de Referência, disponível em www.fitchratings.com/brasil

Para informações sobre possíveis alterações na classificação de risco de crédito veja o item: Sensibilidade dos Ratings.

Informações adicionais estão disponíveis em ‘www.fitchratings.com‘ e em ‘www.fitchratings.com/site/brasil‘.

A Fitch Ratings Brasil Ltda., ou partes a ela relacionadas, pode ter fornecido outros serviços à entidade classificada no período de 12 meses que antecede esta ação de rating de crédito. A lista de outros serviços prestados às entidades classificadas está disponível em https://www.fitchratings.com/pt/region/brazil/exigencias-regulatorias/outros-servicos. A prestação deste serviço não configura, em nossa opinião, conflito de interesses em face da classificação de risco de crédito.

A Fitch Ratings foi paga para determinar cada rating de crédito listado neste relatório de classificação de risco de crédito pelo devedor ou emissor classificado, por uma parte relacionada que não seja o devedor ou o emissor classificado, pelo patrocinador (“sponsor”), subscritor (“underwriter”), ou o depositante do instrumento, título ou valor mobiliário que está sendo avaliado.

 

Link na íntegra: Fitch Publishes Havan’s ‘AAA(bra)’ Rating; Outlook Stable (fitchratings.com)